São Gabriel sedia assembleias do Codepampa e da Amfro para debater desenvolvimento regional e demandas dos municípios
O município de São Gabriel sediou, nesta quarta-feira (24), a Assembleia Geral do Consórcio de Desenvolvimento do Pampa Gaúcho (Codepampa) e da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (Amfro). Os encontros aconteceram no Salão de Atos do Palácio Plácido de Castro, onde o Prefeito Lucas Menezes e a vice-prefeita Sandra Weber recepcionaram prefeitos, gestores públicos, representantes de entidades e lideranças regionais para discutir pautas estratégicas voltadas ao desenvolvimento dos municípios da região.
Durante a assembleia do Codepampa, os participantes deliberaram sobre a apresentação e aprovação dos processos administrativos do consórcio, além de conhecerem o novo site institucional da entidade. Também foram realizadas apresentações de projetos e iniciativas voltadas à inclusão, saúde pública, segurança e desenvolvimento regional.
Entre os temas apresentados, estiveram o projeto Saúde Inclusiva, apresentado pela Dra. Márcia Rodrigues de Freitas; a participação da Caixa Econômica Federal, representada por Otávio Augusto; a apresentação do projeto de Segurança Pública, conduzida por Daniel de Neque; e a participação da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), representada por Zulmir Rasch. Ao final, houve espaço para discussão de assuntos gerais de interesse dos municípios consorciados.
Na sequência, foi realizada a Assembleia Geral Extraordinária da Amfro, entidade que reúne os municípios da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Entre os principais temas da pauta esteve a preocupação com a falta de recursos destinados à manutenção e recuperação das rodovias federais do Estado.
Os gestores também trataram da reunião com a bancada gaúcha em Brasília, agendada para o dia 30 de junho, além de discutirem os desdobramentos da participação dos municípios na Marcha a Brasília, realizada em maio deste ano. Outro tema de destaque foi a situação atual da Faixa de Fronteira no Rio Grande do Sul, assunto debatido com a participação de Nilson Dorneles, Sávio Prestes e Eraldo Vasconcelos. A assembleia ainda contou com espaço para inclusão de novas pautas e demais assuntos de interesse dos prefeitos da região.
Ao sediar os encontros, São Gabriel reafirmou seu protagonismo regional e seu compromisso com o fortalecimento do diálogo entre os municípios. “Estamos buscando soluções conjuntas para os desafios e oportunidades que impactam o desenvolvimento da Fronteira Oeste e do Pampa Gaúcho”, comenta o prefeito de São Gabriel, Lucas Menezes.
Estiveram presentes o prefeito de Quaraí, e presidente do Codepampa, Jeferson da Silva Pires, prefeito de Alegrete, Jesse Trindade, prefeito de Barra do Quaraí, Maher Jaber Mahmud, prefeito e vice-prefeita de Dom Pedrito, Diego da Rosa Cruz “Guiga” e Luciane Rodrigues Moura, prefeito de Itaqui, Leonardo Betin, prefeito de Manoel Viana, Antônio Flavio Busnelo, prefeito de Rosário do Sul, Marcos Paulo Silva da Luz, prefeito de Sant’ana do Livramento, Evandro Gutebier, prefeito de São Borja, José Luiz Machado, prefeito de Uruguaiana, Carlos Alberto Delgado.
Também participaram do encontro o secretário-geral de Governo, Márllon Mendes Maciel, secretário de Administração, Lucas Cabral, secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Econômico, Matheus Forgiarini, secretária de Educação, Déia Souza, secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, José João Barcellos, secretário de Transporte Rural, Francisco Laureano, secretário de Obras e Urbanismo, Ammar Khatib, e procuradora Jurídica, Michele Maciel, além dos vereadores Adão Santana, Giovana Gonçalves, Juca Medeiros e Giuseppe Chiappetta.